easy website maker


SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86). Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.
O psicólogo do SPO desenvolve a sua atividade em três domínios: apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores; apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa e orientação vocacional. Estes domínios de intervenção estão interligados e têm um caracter de complementaridade.
O SPO é composto por três Psicólogas: Célia Madruga, Ana Folgado e Filipa Pimenta.


Apoio Psicológico e Psicopedagógico

Conjunto diversificado de atividades que visam a promoção do desenvolvimento global do aluno ao longo da sua escolaridade. Engloba a intervenção com alunos, mas também o trabalho colaborativo com professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas. A família também é um parceiro fundamental para o sucesso destas intervenções.


Apoio ao sistema de relações da comunidade educativa

O SPO assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, da Justiça, da Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.
A nível interno o SPO trabalha em colaboração com a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), o PES (Programa de Educação para a Saúde), com os coordenadores dos diretores de turma e diretores de turma, professores titulares, conselhos de turma, com a Associação de Pais, Associação de Estudantes e toda a comunidade escolar em geral.


Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade
No Agrupamento de escolas de Benavente, o SPO articula com a comunidade nomeadamente: a Câmara Municipal de Benavente (Plano SALUTE e Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária – EMIC), Juntas de Freguesias, Intervenção Precoce, CERCIMA, Centro de Saúde, Segurança Social, Associação Vértices e Declives, CPCJ, Hospital de Vila Franca de Xira, IEFP, Ensino Superior, Associações Culturais e Desportivas, entre outros.


Orientação de carreira
Refere-se a um conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida, a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego. Tem como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.

As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º e 12º ano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais.