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PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

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A PES (Promoção e Educação para a Saúde), enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas.

Enquanto temática transversal e transdisciplinar, pressupõe: (i) uma interpretação em espiral com todas as suas áreas interligadas ao longo de todo o percurso escolar; (ii) uma perspetiva de intervenção consciente, criativa e intencional; (iii) uma posição de negociação permanente por processos éticos centrados em quem aprende; (iv) uma visão holística, porque as competências devem ser desenvolvidas transversalmente em todas as áreas curriculares.
Complementarmente, a PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola. 


O que é o Referencial de Educação para a Saúde?
      O presente Referencial resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, que estabeleceram um Protocolo de Colaboração em fevereiro de 2014, e o SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
      À semelhança de outros referenciais produzidos pela DGE no âmbito da educação para a cidadania, o presente documento pretende ser uma ferramenta educativa flexível, de adoção voluntária, passível de ser utilizada e adaptada em função das opções e das realidades de cada contexto educativo, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, nas suas diferentes modalidades.
       Em todas as fases de organização do trabalho o envolvimento das famílias e dos jovens é crucial.
Equipa da PES: Coordenadora – Graça Fernandes ; Senhorinha Gomes, Paula Melo, Isabel Neves, Cláudia Martins, Rosa Teixeira, Ana Mónica, Célia Madruga (Psicóloga) e Ana Núncio (Psicóloga)
PROCEDIMENTOS e informações referentes a este programa no agrupamento
1. Temas Globais da PES a incluir na planificação do Conselho de Turma para o PEST:
• Saúde Mental e Prevenção da Violência (2º ciclo, 7º e 8º ano)
• Educação Alimentar (Pré-escolar e 1º Ciclo)
• Atividade Física (Todos os ciclos)
• Comportamentos Aditivos e Dependências (2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário)
• Afetos e Educação para a Sexualidade (todos os ciclos de escolaridade)
2. O PEST (Projeto de Educação Sexual de Turma) deverá incluir dois temas globais (escolhido pela equipa PES) para o ano de escolaridade da turma. Se se verificar que a turma apresenta uma situação relacionada com outro tema global da PES que não o escolhido pela escola, o Conselho de Turma pode adequar a sua planificação a esta situação. O Projeto Educação para a Saúde da Turma (PEST) abrange um / dois temas globais do Referencial e, obrigatoriamente, Afetos e Educação para a Sexualidade.
3. A planificação deve ser dada a conhecer ao representante dos Encarregados de Educação da Turma, que a deve assinar, podendo este opinar sobre a mesma.
4. A planificação referência dos respetivos anos de escolaridade constitui um documento de trabalho “base”, podendo os conteúdos serem alterados tendo em atenção o referido anteriormente. Estas planificações são disponibilizadas no “sharepoint” do PES do Agrupamento.
5. O modelo de planificação a elaborar pelo Conselho de Turma encontra-se no Sharepoint na pasta Afetos e educação para a sexualidade
6. A avaliação do projeto será feita no final do ano em formato digital .
7. A enfermeira Lénia Duque faz parte da equipa PES e dinamiza as seguintes sessões no ensino regular, profissional e vocacional:
    9º ano- Distúrbios alimentares
    10º ano- Automutilação e ISTs
    11º ano- Métodos anticoncecionais
8. O GAIA (Gabinete de apoio ao aluno) funciona com várias valências, nomeadamente, psicologia, terapia da fala, coaching parental e enfermagem.
9. A escola está a participar neste momento no projeto europeu- Jovens europeus unidos contra a violência de género cuja página podem aceder aqui. Habitualmente os alunos do 11º ano participam numa sessão de sensibilização sobre a violência no namoro.
10. A PES promove também sessões de partilha dinamizadas pela psicóloga Ana Núncio para pais e famílias e professores.
Autoestima da família e uma sessão ainda por realizar (Pais e famílias)
Comunicação Positiva e Inteligência emocional (Professores)
11. A escola colabora ainda pontualmente com a UMAR (União Mulheres Alternativa Resposta) em projetos como o estudo sobre a violência no namoro e outros.
12. No âmbito da prevenção da saúde, o projeto Saúde na Mira promove todos os anos rastreios para alunos e comunidade educativa.
13. A escola colabora ainda, anualmente, com o Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro.