Message Is Got

Logotipo de "Mensagem recebida!"

O projeto


Implementado pela Polónia, Turquia, Portugal, Itália e Letónia, o Projeto Erasmus KA229 centra-se na dependência da Internet e das Redes Sociais, Literacia dos Media e da Informação, fake news e cyberbullying.

A dependência em relação à Internet e às redes sociais, o cyberbullying, o problema das fake news, a adaptação à cultura digital emergente, o acesso a informações fiáveis, as violações de privacidade pessoal online, a segurança de dados e várias formas de fraude digital estão entre os campos de interesse do nosso projeto.

Projeto Erasmus+ Mensagem Recebida! 

 - 24 meses (1/09/20 - 31/08/22)

- Szkola Podstawowa nr 6 (Kolobrzeg - Polónia - Coordenador);
- HACI SULEYMAN CAKIR KIZ ANADOLU LISESI (Eskişehir - Turquia);
- Agrupamento de Escolas de Benavente (Benavente - Portugal);
- Daugavpils 12.vidusskola (Daugavpils - Letónia);
- Liceo Classico F. Frezzi - Beata Angela (Foligno - Itália).

Cada vez mais a informação é veiculada através dos meios de comunicação e outros canais de informação e, por isso, é essencial saber encontrar, compreender e avaliar criticamente essa informação.

Os jovens são os mais expostos aos novos media, mas, ao mesmo tempo, nem sempre sabem avaliar de forma independente e crítica o fluxo de informações e os perigos potenciais aos quais estão expostos. A educação em alfabetização mediática e informacional (AMI) deve, portanto, ser incluída nos currículos escolares para consciencializar os jovens sobre o papel e as funções desempenhadas pelos media e pelos diversos serviços de informação, permitindo-lhes desenvolver e avaliar as informações que recebem.

Para fazer face aos diferentes níveis de literacia mediática entre os vários países, o coordenador (Polónia) pretende levar a cabo este projeto em conjunto com outros quatro países (Itália, Turquia, Letónia e Portugal). Entre as áreas de interesse inerentes ao projeto encontramos:

- Dependência de Internet e de Redes Sociais;
- Cyberbullying;
- Fake news;
- Cultura digital emergente;
- Acesso a informações fiáveis;
- Violação de dados e privacidade online;
- Segurança/privacidade de dados e exemplos de fraude digital.

Público-alvo: 50 professores + 125 alunos (13-15 anos) participarão nas 5 mobilidades previstas que permitirão aos envolvidos atingirem os objetivos propostos.

Antes de cada mobilidade, cada país parceiro de acolhimento preparará um programa com informações sobre transporte, alimentação e alojamento de acordo com as preferências dos participantes. As atividades dentro e fora das escolas serão realizadas sob a supervisão dos professores. Se os alunos não puderem ser hospedados por famílias, eles passarão a noite num hotel com os professores. Caso contrário, a seleção das famílias será meticulosa e cuidadosa. Cada mobilidade envolverá 5 alunos e 2 professores.  

O projeto visa:

- Apoiar os indivíduos na aquisição e desenvolvimento de aptidões básicas e competências-chave;
- Melhorar as competências criativas, de comunicação, de colaboração e de pensamento crítico (habilidades 4C);
- Promover a sociabilidade, flexibilidade, produtividade, espírito de iniciativa e liderança;
- Fornecer aos alunos o conhecimento e as competências para avaliar criticamente a informação e os meios de comunicação;
- Aproveitar as oportunidades oferecidas pelos media sociais de forma segura e ética;
- Garantir o rigor, combater a desinformação e educar novos consumidores;
- Desenvolver habilidades jornalísticas;
- Identificar indicadores de cyberbullying e ser capaz de reduzir seus riscos;
- Incentivar os alunos a serem responsáveis ​​pelo que escrevem e compartilhar nos media;
- Fortalecer os perfis das profissões docentes;
- Partilhar boas práticas a nível europeu e analisar os sistemas de ensino de outras escolas parceiras;
- Desenvolver as competências de comunicação de alunos e professores em língua estrangeira e competências digitais através do LTTA e da plataforma eTwinning;
- Compartilhar valores comuns, compromisso cívico e participação;
- Ao avaliar a fonte, o contexto, a mensagem e o meio utilizado, permitir que as pessoas se tornem cidadãos comprometidos e responsáveis ​​pelas suas próprias decisões;
- Promover a Cidadania, a consciência europeia e a democracia da UE;
- Enriquecer a consciência intercultural e europeia;
- Melhorar a educação para os media e informação.

- Aumento do nível de alfabetização mediática e informática;
- 5 workshops sobre métodos de ensino inovadores;
- 7 oficinas durante o LTTA sobre a importância da alfabetização / educação mediática e informacional ("AMI");
- Criação de brochura digital comum e 5 brochuras digitais por país;
- Criação de cartazes acercada pegada digital positiva;
- Podcast sobre direitos digitais;
- Implementação de um plano estratégico voltado para a alfabetização em media sociais;
- Storyboard sobre desinformação e desinformação;
- Planejamento de aulas sobre dependência de internet e media sociais;
- Criação de bookmarks com mensagens para consciencializar sobre a importância da "AMI";
- Criação de filme one-shot;
- Criação de um glossário da "AMI";
- Criação de pósteres de filmes;
- Semana da cidadania digital e "AMI" - Semana da cidadania digital e "AMI". 

"Erasmus Message is Got", pelo Liceo Classico F. Frezzi - Beata Angela (Foligno - Itália)

Message is Got