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Message Is Got logo

Logotipo vencedor

Logotipo vencedor - maio de 2020

Este é o vencedor do concurso de logotipos do Projeto Erasmus + Ka229 "Mensagem recebida!"(Message Is Got), que é realizado pela Letónia, Turquia, Portugal, Itália e Polónia, e tem como objetivo aumentar a literacia digital entre os jovens.

1ª Mobilidade
«Utilizadores conscientes dos Social Media» - Polónia

A primeira mobilidade, sob o lema "Conscious Social Media Users", decorreu entre 6 e 10 de dezembro de 2021, na Escola Primária Janusz Korczak, situada em Kolobrzeg, Polónia.

A reunião contou com a presença de oito professores e vinte alunos da Turquia, Letónia, Portugal e Itália.

Os procedimentos foram iniciados pela introdução e discurso de boas-vindas do diretor da Escola Primária nº 6 em Kołobrzeg, Andrzej Haraj, a todos os participantes do projeto. Seguiu-se uma apresentação dos alunos dessa escola, que deram informações e contaram histórias sobre a Polónia, especialmente sobre a cidade – Kołobrzeg – e sua escola. Seguiram-se apresentações dos alunos da Turquia, Itália, Portugal e Letónia sobre os seus respetivos países, cidades e escolas.

Seguidamente, foi dado um passeio pela escola, salas de aula e ginásio. E houve a oportunidade de participar nas aulas. Professores e pais prepararam pratos tradicionais para apresentar a culinária polaca, destacando as diferenças culinárias. Para apresentar e divulgar o projeto, visitaram a prefeito de Kolobrzeg. Durante o encontro com ela, foram apresentados os objetivos e aspirações deste projeto.

Durante as aulas na escola, os alunos prepararam cartazes com pegadas digitais positivas e assistiram a vídeos sobre “O que é cidadania digital”. Isto foi seguido por discussões em grupo sobre o conteúdo dos vídeos e de podcasts sobre seus direitos digitais e como permanecer dentro das leis importantes. Foram realizadas workshops  de criação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, em várias plataformas sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube). Foi explicado aos alunos como escolher em que plataforma publicar informações e, mais importante, quais poderiam ser as consequências e como criar uma imagem positiva na Internet.

Os professores durante este período participaram de workshops sobre "As melhores formas de gamificação", onde falaram detalhadamente sobre como proporcionar aos alunos oportunidades de refletir criticamente sobre suas atividades nas redes sociais e como viver com sabedoria nelas. Nem todas as atividades foram em sala de aula, tendo sido feito um passeio pela cidade - Kołobrzeg, a um popular resort SPA; depois foi feita uma viagem até Sopot e Gdańsk, ambas cidades muito famosas e históricas na Polónia.

Foram delineadas as atividades do projeto na escola e criado o guia LTTA (conjunto de exercícios e métodos). Outras atividades envolveram a visita a uma escola de 3º Ciclo e Secundário, onde os participantes aprenderam a fazer impressão 3D e  participaram num estúdio de cinema. Partilhando as tradições relacionadas com o Natal, todos foram convidados a decorarem bolachas de gengibre e a cantarem juntos canções de Natal. A visita terminou com a entrega de certificados e um bolo com o logótipo do projeto.

Participation

2D

Virtual reality

3D

Durante a estadia, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre seus próprios comportamentos e os das outras pessoas nas redes sociais e sobre como usá-las com sabedoria, gentileza e segurança. Os alunos desenvolveram estratégias de cidadania digital mais participativas e adaptadas às suas necessidades. Isso criou uma boa imagem nas escolas na comunidade e garantiu que as autoridades locais estejam cientes do projeto e aspirações.

Objetivos

Alunos:
- desenvolver a sua literacia digital, nomeadamente relacionada com a utilização correta das redes sociais, o que é um pré-requisito para que os jovens se tornem cidadãos ativos e informados;
- aproveitar ao máximo as oportunidades dessas redes de forma segura e ética;
- aprender a escolher qual a plataforma que melhor os beneficia, assim como ao seu público, e, essencialmente nesta era digital, quais são as possíveis consequências de publicar on-line;
- sentir-se parte da sociedade, compartilhando pensamentos pessoais nos media sem risco para si ou para os seus amigos, numa  interação social e com um sentimento de pertença, que é a chave para a inclusão social neste mundo impulsionado pelos media;
- estar ciente de quando, onde e como compartilhar e analisar os media e a manipulação da informação à nossa disposição;
- aumentar a sua autoconfiança, o seu sentido de iniciativa e a sua consciência multicultural;
- incrementar uma melhor e mais segura interação social nas redes sociais;
- construir uma pegada digital mais forte e positiva para o futuro;
- ter uma participação mais ativa na sociedade;
- aumentar o pensamento crítico e aprender as consequências e a ética de cada publicação, graças a "Essa história é digna de ser compartilhada".

Professores:
- desenvolver o seu profissionalismo a partir do intercâmbio de experiências e boas práticas compartilhadas, especialmente sobre gamificação e atividades culturais;
- mais exposição a projetos internacionais e diferentes culturas.

Escola anfitriã:
- aumento da visibilidade nos media (artigos de jornais online e locais; visitas a ONGs);
-tornar-se líder na área no que diz respeito à boa implementação e gestão de projetos Erasmus+, aumentando ao mesmo tempo uma ligação mais forte com professores de 4 escolas europeias diferentes.

Escolas parceiras:
- desenvolver estratégias de literacia digital relacionada com a utilização correta de redes sociais mais participativas, adaptadas às necessidades das suas comunidades escolares locais;
-fornecer aos seus alunos oportunidades para pensar sobre as suas ações e as ações dos outros, e como ser inteligente, gentil e seguro na utilização das redes sociais;
- aprofundamento da experiência no processo LTT, testemunhando os benefícios que a exposição internacional entre alunos e professores de diferentes escolas e culturas beneficia todos os envolvidos.

Message is Got