Todos os participantes
Quanto a metodologias, foram utilizados workshops, excursões, trabalhos em grupo e self-works internacionais, "andaimes", Aprendizagem Baseada em Investigação e Aprendizagem Cooperativa, Análise Textual e Visual. Também, demos grande ênfase aos alunos com menos oportunidades, os quais foram envolvidos.
Além disso, para divulgar melhor as atividades na escola anfitriã, criamos um Guia LTTA (coleção de atividades e métodos do projeto) para ser entregue professores da escola. As atividades do projeto foram integradas no horário escolar.
Quanto aos resultados, os alunos foram alertados para analisarem o que veem ou leem e para se familiarizam com as armadilhas da manipulação dos média, potencializando as suas destrezas cognitivas, digitais e espírito de iniciativa. Os professores inspiraram-se e inspiraram os seus colegas com as atividades MIL no LTT. Alunos e professores alargaram os seus horizontes, potenciaram a sua identidade europeia e o respeito pelas diferenças culturais.
Quanto aos resultados tangíveis: storyboards; e-book; notícias.
Atividades:
21 de março - segunda-feira
- Quebra-gelo para apresentar-se /conhecer os participantes e passear pela escola sob a orientação dos alunos portugueses
» Cerimónia de Abertura: «Olá e bem-vindos»
» Dinâmica de grupo
» Jogo do Beijo
» Receba a sua mensagem
- Assistir ao vídeo de preparação do projeto de Portugal, apresentação das instituições convidadas e discussão de acompanhamento
» Vídeos de apresentação
» Passeio pela escola
- Assistir às aulas na escola de acolhimento para ver trabalhos interdisciplinares
» Apresentações dos escolas convidadas, nas aulas
- Oficina
» Lidar com desinformação (e seus tipos)
- Passeio Cultural
» Passeio Local: Benavente
- Bancadas de comida para familiarizar os alunos com as diferenças culturais e os pratos de Portugal
» Mercado internacional de alimentos
MIG - LTTday 1
22 de março - terça-feira
- Energizer
» Dinâmica de grupo: equipe italiana na margem do rio
- Reunião com presidente da Câmara para apresentação do projeto
» Encontro com o Presidente da Câmara de Benavente
- Passeio Cultural:
» Excursão pelo nosso Concelho
- Workshops sobre os diferentes tipos de desinformação
» Workshop com a Microsoft
» Workshop – “Fake it – spot the fake news”. Consegues identificar?
23 de março – quarta-feira
- Energizer
» Dinâmica de grupo: seleção polaca
- Conhecer um projeto escolar
» “Deixe sua marca em Benavente” (somente professores)
- Workshops sobre as diferenças entre os vários tipos de desinformação
» Storyboard de um vídeo para educar os utilizadores da Internet sobre informações falsas/incorretas (somente para alunos)
- Workshop para professores sobre os melhores exemplos de aprendizagem combinada em MIL
» Parte 1: Workshop sobre aprendizagem combinada
» Parte 2: Mostrando os resultado dos storyboard
- Atividade de aprendizagem ao ar livre
» Excursão à parte mais ocidental da Europa “Onde as terras encontram o oceano”
24 de março - quinta-feira
- Energizer
» Dinâmica de grupo: equipa da Turquia
- Passeio Cultural
» Touring Lisbon (Durante o tour, os alunos escolherão o seu próprio tema e criarão uma história sobre Lisboa envolvendo desinformação)
25 de março - sexta-feira
- Energizer
» Dinâmica de grupo: equipa letã
- Oficina
» Criar as notícias/histórias verdadeiras/falsas sobre Lisboa
» Apresentando as notícias/histórias verdadeiras/falsas sobre Lisboa
- Atividades
» “Receba a sua mensagem”
» Compartilhando músicas e danças tradicionais nas línguas nacionais
- Elaboração do 2º e-book de atividades para o 2º LTT
- As conclusões e avaliação do LTTA
- Questionário sobre a organização
- Selos/Certificados
- Uma festa de despedida com a presença dos participantes, alunos anfitriões, pais, funcionários da escola
"Jantar de despedida"